Sport de Divulgação do Projeto

Fotos 2ª Etapa Vacinação no Projeto

7 de mar. de 2010

Cenário do Dia Internacional Da Mulher é Discutida na Praça do Ferreira

A Praça do Ferreira deu hoje, 5, espaço à reflexão sobre o centenário do Dia Internacional da Mulher. Por iniciativa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), o local recebeu audiência pública para discutir os avanços e os desafios das mulheres em busca da afirmação de seus direitos e de estar nos espaços de decisão.

O evento foi aberto com muita cor e música, com a participação dos bois Pingo de Ouro, do bairro Álvaro Weyne, e Juventude, do Pirambu. A animação reflete um clima de comemoração pelas conquistas alcançadas pelas mulheres nos últimos tempos. “Nós tivemos muitos ganhos, mas queremos mais. Queremos a mão do Poder Público chegando até as mulheres”, disse a vereadora.

Eliana, que preside a Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, participou no ano passado de uma série de visitas, junto aos outros membros da frente, a equipamentos de atendimento a mulheres.

vereadora comemora uma série de incrementos nessa política de atendimento, citando a criação de mais uma delegacia da mulher e de uma coordenadoria estadual de políticas públicas para mulheres. Ela ressalta também as articulações dos vereadores para aumentar os recursos orçamentários dos equipamentos municipais de atendimento.

LEI MARIA DA PENHA – A lei Maria da Penha é um dos principais avanços no sentido de assegurar os direitos das mulheres. Mas, para a defensora pública Mônica Barroso, ainda há um “caminho longo a ser trilhado”. Ela coordena o Núcleo da Mulher, da Defensoria Pública. O núcleo recebe denúncias de violência doméstica e familiar e atende cerca de 30 mulheres por dia. Segundo Mônica, a Defensoria não possui estatísticas sobre a resolução dos casos atendidos.


No Dia Internacional da Mulher, na próxima segunda-feira, 8, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza sessão solene para comemorar o centenário das lutas feministas contra o preconceito e a desvalorização da mulher. A homenagem, proposta pela vereadora Eliane Novais (PSB), acontecerá no plenário da Casa, a partir das 14h30.

O dia 8 de Março traz a tona todas as manifestações feministas no mundo, e completa neste ano de 2010, 100 anos de resistência. Um marco desta luta foi a greve de operárias, em Nova Iorque (1857), que acabou com a morte de 130 mulheres em busca de melhores condições de trabalho.

Durante a solenidade será lançado o Diploma Mulher Solidária Zilda Arns. A comenda, proposta por Eliane, foi criada pelo Legislativo este ano e será destinada a mulheres que prestam relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher, da criança e da pessoa idosa.

Ações



Próximo encontro

AÇÃO CIDADÃ NA COMUNIDADE DA ROSALINA

O Grupo de mulheres Somos Rosas Lindas - FUNDO ELAS foi convidado a fazer parte da COMEMORAÇÃO DO 14º ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE ROSALINA nos dias 30/ 07 de 08:00 às 15:00hs – Dia da Ação Cidadã, Local: EMEIF Infante Rosalina Rodrigues: serviço de Cadastramento das mulheres negras, Rodas de Conversas, Debates - Tematicas Cotas nas Universidades para os Negros, feminismo, saúde da Mulher,Distribuição Preservativos masculino/feminino e outros serviços.

Veja os demais parceiros nesta ação:

30 DE JULHO DE 2010

SERVIÇOS QUE SERÃO OFERTADOS À COMUNIDADE (Confirmados)

Secretaria de Justiça e Cidade (Caminhão do Cidadão)
Serviço: emissão de RG e CPF. Atendimento: Caminhão do Cidadão de 08:30 às 15:00hs

PROCON (Unidade Móvel)
Serviço: Esclarecimento de dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor, sensibilização da população para a prática de um consumo mais saudável e responsável, realização de aberturas de reclamações. Atendimento: Unidade Móvel de 08:30 às 15:00hs

SINE/ IDT (Unidade Móvel)
Serviço: Informação sobre seguro desemprego e emissão de CTPS; Atendimento: Unidade Móvel de 08:30 às 14:00hs

COELCE (Unidade Móvel)
Serviço: informações sobre débitos, emissão de 2ª via da fatura de energia, parcelamento de contas em atraso e mudança de titularidade. Atendimento: Unidade Móvel de 08:30 às 15:00hs

Defensoria Pública do Ceará (Unidade Móvel)
Serviço: Ações judiciais e extrajudiciais, tais como pedido de alimentos, separação judicial, divórcio, alvará judicial, orientações na área de família, investigação de paternidade, reconhecimento e união estável, direitos relativos a imóveis, acordos, entre outras. Atendimento: Unidade Móvel de 08:30 ás 12:00hs

Conselho Tutelar
Serviço: atendimento à comunidade e emissão de segunda via da certidão de nascimento. Atendimento: Interior da Escola

SINDIÔNIBUS
Serviço: emissão do Passe Livre do Idoso Atendimento: interior da Escola de 08:30 ás 12:00hs

Rede dos Massoterapeutas e Terapeutas Holísticos
Serviço: Serviço de massoterapia Atendimento: Interior da Escola de 13:00 às 15:00hs

CAGECE
Serviço: Apresentação do Teatro de Fantoches da CAGECE. Tema: “O Esquadão Contra o Desperdício”. Atendimento: Interior da Escola (pátio) a partir das 14:00hs

SENAC
Serviço: Corte de cabelo. Atendimento: de 08:30 às 12:00hs

UBASF Projeto Nascente
Serviços: Teste de Glicemia e Vacinação . Atendimento: a partir das 08:30hs

Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFC
Serviço: Orientação e distribuição de preservativos . Atendimento: Interior da escola (pátio)

Grupo ABC Vida de Apoio ao Portador de Hepatite (Coordenadoria DST/ AIDS)
Serviços: Orientação, distribuição de preservativos. Atendimento: Interior da escola (pátio)

Campanha de arborização com distribuição de mudas de plantas

Sala de exibição de Filmes infantis

Stand de divulgação do trabalho da Associação das Artesãs da Rosalina


VEJA OUTRAS IMAGENS - PARTE 1 > FOTOS < PARTE 2 > PARTE 3

ADESÃO AO FIPIR

O termo de adesão ao FIPIR para Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial em Brasilia. Como justificativa, George Pereira Secretário Municipal de Cultura lembrou que no Brasil não existe marco legal ou jurídico que envolva os órgãos públicos em geral para tratarem de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades raciais. Para alterar esse quadro é necessário que os gestores locais assumam a responsabilidade institucional na implementação das políticas de promoção de igualdade racial.

Leia mais AQUI