Sport de Divulgação do Projeto

Fotos 2ª Etapa Vacinação no Projeto

14 de jan. de 2010

SOBRE O GRUPO DE MULHERES


O grupo SOMOS ROSAS LINDAS foi fundada por mulheres de luta e garra, sem comprometimento partidário ou religiosa na comunidade Rosalina conhecida como a FAVELA DA ROSALINA. Em 1996 um terreno amplo, localizado nas extremidades de dois bairros: Itapery e Passaré, sem cuidados e sem dono foi invadido por famílias que não tinham aonde morar, vindo famílias de outros bairros e dando um exagerado êxodo urbano em Fortalaza. Vinha famílias de outros municípios pobres do Ceará, e aqui na comunidade se estalaram, tendo aproximadamente mais de 1.600,00 famílias morando na favela. Aglomerando problemáticas, como: saneamento básico, saúde, habitação, sócio-ambientais, falta de estruturas, econômicos, políticas públicas, violência urbana, educação, marginalização e outros na comunidade. Hoje a favela é uma das comunidades mais violentas de Fortaleza, antes tínhamos o famoso PIRAMBU, na atualidade é um bairro sociável e estruturado. Existe interesse por parte da sociedade organizada de socializar, estruturar e com projetos de políticas públicas dentro da favela, como: A Universidade Estadual do Ceará – UECE, Ong´s, Empresas, e os órgão governamentais – Estadual e Municipal. Atento ao processo de feminilização que vem assumindo nos últimos anos, aonde, dentro de um contexto de vulnerabilidade social, biológica e de relações de gênero, cresce progressivamente o número de mulheres pobres na comunidade.
O GRUPO SOMOS ROSAS LINDAS criada em 29 de março de 2006, por mulheres moradoras da comunidade da Rosalina, em sua maioria mulheres negras de baixa renda e vítimas de violência, visando a diminuição da violência e impunidade, através de uma permanente luta coletiva, tendo como objeto: a pressão constante, crescente e enérgica junto aos Poderes Públicos e a construção de uma sustentabilidade e cultura de paz, respeito e proteção aos direitos humanos em especial as mulheres. Constitui uma preocupação do SOMOS ROSAS LINDAS, enquanto promotora do resgate cidadã, uma cultura de paz e defesa dos princípios basilares dos Direitos Sociais a ressocialização feminista de mulheres negras em situação de pobreza, atendendo, ao mesmo tempo, aos anseios de direitos sociais da sociedade e em condições dignas e humanizadas. Nesse cenário, tem o dever enquanto grupo de mulheres negras de pactuar com a sociedade no enfrentamento das questões sociais referentes as mulheres negras. O SOMOS ROSAS LINDAS é um grupo informal, que tem por finalidade: apoiar, orientar, assistir e assessorar as mulheres, vítimas de violência na comunidade da Rosalina, através de atendimento, habitacional, preventiva, cultural, psicológico e social; desenvolver ações em defesa e promoção dos direitos fundamentais da mulher. Para consecução de suas finalidades o GRUPO poderá executar todos os meios e atividades legalmente permitidas e especialmente; desenvolver palestras, atendimentos, questões de impunidade, segurança pública, direitos humanos; contribuir para implantação de espaços democráticos e de participação popular nos órgãos decisórios; elaborar programas e projetos de educação em cidadania, direitos humanos, ética, paz, solidariedade, democracia e outros valores humanos universais. Promover capacitações, manifestações públicas, seminários, debates e atividades correlatas, afim de divulgar suas atividades na luta contra violência e impunidade contra as mulheres negras da comunidade, buscar apoio para pressionar os Poderes Públicos a solucionarem os casos; intercambiar com demais entidades a nível local.
O GRUPO SOMOS ROSAS LINDAS, imbuída do seu papel social no trabalho que envolve as questões inerentes aos direitos fundamentais da mulher negra, preocupa-se com a reinserção social das mulheres submetidas à pobreza.
O SOMOS ROSAS LINDAS com o apoio financeiro de alguns vem desenvolvendo, desde março de 2006 ações no âmbito sócio-culturais,sócio-assistencial, educativos, saúde e palestras voltados à prevenção de doenças agravantes, como: HIV/AIDS, Hipertensão e outras causas.As ações tem sido desenvolvido num processo contínuo e tem se proposto a promover desenvolvimento de mulheres negras de baixa renda para atuar na prevenção das DST/AIDS e na discussão de temas relacionados à saúde reprodutiva na favela.
O SOMOS ROSAS LINDAS é uma das tantas que desenvolve um debate em torno das questões feminina, em especial mulheres negras e saúde reprodutiva através da atuação de multiplicadoras, sabendo da importância deste trabalho no que diz respeito à ao repasse de informações para outras mulheres na mesma situação de exclusão social, expressamos o nosso interesse em torno da continuidade das atividades e do grupo de mulheres negras. Gostaríamos, nesta proposta, de expandir o trabalho através de uma ação específica com mais mulheres negras, por se tratar de mulheres com grande poder de mobilização feminina nas comunidades populares, e com meninas adolescentes, que representam atualmente um público com grande vulnerabilidade. Além disso, pretendemos a continuação de atividades, tais como a edição e produção do jornal comunitário com tiragem mensal, que teria a participação das mulheres negras.

Ações



Próximo encontro

AÇÃO CIDADÃ NA COMUNIDADE DA ROSALINA

O Grupo de mulheres Somos Rosas Lindas - FUNDO ELAS foi convidado a fazer parte da COMEMORAÇÃO DO 14º ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE ROSALINA nos dias 30/ 07 de 08:00 às 15:00hs – Dia da Ação Cidadã, Local: EMEIF Infante Rosalina Rodrigues: serviço de Cadastramento das mulheres negras, Rodas de Conversas, Debates - Tematicas Cotas nas Universidades para os Negros, feminismo, saúde da Mulher,Distribuição Preservativos masculino/feminino e outros serviços.

Veja os demais parceiros nesta ação:

30 DE JULHO DE 2010

SERVIÇOS QUE SERÃO OFERTADOS À COMUNIDADE (Confirmados)

Secretaria de Justiça e Cidade (Caminhão do Cidadão)
Serviço: emissão de RG e CPF. Atendimento: Caminhão do Cidadão de 08:30 às 15:00hs

PROCON (Unidade Móvel)
Serviço: Esclarecimento de dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor, sensibilização da população para a prática de um consumo mais saudável e responsável, realização de aberturas de reclamações. Atendimento: Unidade Móvel de 08:30 às 15:00hs

SINE/ IDT (Unidade Móvel)
Serviço: Informação sobre seguro desemprego e emissão de CTPS; Atendimento: Unidade Móvel de 08:30 às 14:00hs

COELCE (Unidade Móvel)
Serviço: informações sobre débitos, emissão de 2ª via da fatura de energia, parcelamento de contas em atraso e mudança de titularidade. Atendimento: Unidade Móvel de 08:30 às 15:00hs

Defensoria Pública do Ceará (Unidade Móvel)
Serviço: Ações judiciais e extrajudiciais, tais como pedido de alimentos, separação judicial, divórcio, alvará judicial, orientações na área de família, investigação de paternidade, reconhecimento e união estável, direitos relativos a imóveis, acordos, entre outras. Atendimento: Unidade Móvel de 08:30 ás 12:00hs

Conselho Tutelar
Serviço: atendimento à comunidade e emissão de segunda via da certidão de nascimento. Atendimento: Interior da Escola

SINDIÔNIBUS
Serviço: emissão do Passe Livre do Idoso Atendimento: interior da Escola de 08:30 ás 12:00hs

Rede dos Massoterapeutas e Terapeutas Holísticos
Serviço: Serviço de massoterapia Atendimento: Interior da Escola de 13:00 às 15:00hs

CAGECE
Serviço: Apresentação do Teatro de Fantoches da CAGECE. Tema: “O Esquadão Contra o Desperdício”. Atendimento: Interior da Escola (pátio) a partir das 14:00hs

SENAC
Serviço: Corte de cabelo. Atendimento: de 08:30 às 12:00hs

UBASF Projeto Nascente
Serviços: Teste de Glicemia e Vacinação . Atendimento: a partir das 08:30hs

Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFC
Serviço: Orientação e distribuição de preservativos . Atendimento: Interior da escola (pátio)

Grupo ABC Vida de Apoio ao Portador de Hepatite (Coordenadoria DST/ AIDS)
Serviços: Orientação, distribuição de preservativos. Atendimento: Interior da escola (pátio)

Campanha de arborização com distribuição de mudas de plantas

Sala de exibição de Filmes infantis

Stand de divulgação do trabalho da Associação das Artesãs da Rosalina


VEJA OUTRAS IMAGENS - PARTE 1 > FOTOS < PARTE 2 > PARTE 3

ADESÃO AO FIPIR

O termo de adesão ao FIPIR para Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial em Brasilia. Como justificativa, George Pereira Secretário Municipal de Cultura lembrou que no Brasil não existe marco legal ou jurídico que envolva os órgãos públicos em geral para tratarem de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades raciais. Para alterar esse quadro é necessário que os gestores locais assumam a responsabilidade institucional na implementação das políticas de promoção de igualdade racial.

Leia mais AQUI